Páginas

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

O essencial

Hoje consegui voltar para meu curso de antroposofia. Fazia meses que não comparecia por conta das minhas tarefas cotidianas. Saí feliz por ter estado com aquelas pessoas iluminadas e com a nossa mentora. Elas me lembram do que é o essencial.

O essencial (aquilo que fundamenta nossas vidas e que deve nortear nossas atitudes) é o amor e o crescimento do espírito. Uma vez que se compreende que é a nossa luz interna (o Cristo que mora em cada um de nós) que rege o existir e que justifica estarmos aqui, fica fácil tomar decisões, escolher nossos caminhos diante da vida, dominar nossas emoções. O essencial não é material.
 
De fato, as atenções hoje em dia estão em demasiado voltadas para aquilo que se tem; no entanto, se fecharmos os olhos e procurarmos nos lembrar de bons momentos das nossas vidas, por certo virão às nossas lembranças sentimentos, aromas, paisagens, melodias, sensações, e não a matéria física; virá à memória a essência das coisas, aquilo que não se pode ver. E tudo aquilo que diz respeito ao espírito faz parte desse mundo invisível, sensível.

Por muito tempo vivi esquecida da parte espiritual. Sempre me voltei muito ao intelectual, ao corpo físico, até ao meu lado emocional, mas a minha alma andava bem esquecida. E eu sentia uma vazio; só demorei um pouco a descobrir que o que faltava era olhar para dentro de mim e ouvir a voz do coração, enxergar essa luz que apaguei muitas vezes, dominada pelo senso do hoje e pela atenção ao que é puramente material, dogmas que aprisionaram não só a mim, mas que dominam a nossa era.

É preciso que nos tornemos mais leves, que permitamos a expansão dessa energia vital, sem medo, desfazendo crenças próprias da época em que vivemos. Já disse Rudolf Steiner que a angústia e os medos patológicos do homem são muitas vezes o fracasso em desenvolver a consciência espiritual. É como se estivéssemos engessados em certezas absolutas (materialistas, de descrença na evolução), enquanto nossos espíritos pulsassem dentro de nós, buscando se expandir. Enquanto contivermos a pressão da nossa alma ou, nos casos em que ela ainda estiver latente, se continuarmos nos escondendo dela, permaneceremos no vazio profundo.  

Não sou, que fique claro, de modo algum, contra os bens materiais! Mas vejo no nosso tempo uma idolatria à matéria e ao físico, um excesso; me dá a sensação que estamos nós a serviço da matéria, e não o contrário. Me dá a sensação de estarmos nos agarrando a coisas terrenas, que nos fazem voltar para baixo, ao invés de nos agarrarmos a nós mesmos e, ao nos tornarmos mais leves, nos voltarmos para cima.

E que fique claro também algo que já mencionei em outro post: minha religião, hoje, é a religião espiritual. Não importa o nome do credo, nem os meios para se chegar ao Cristo, à luz e, consequentemente, à felicidade: o que importa é que se chegue.

PS 1. Esse assunto me faz lembrar de Mateus 6, 19-34, trecho que eu tanto lia da minha Bíblia de cabeceira quando pequena, que amo, e que transcrevo aqui:
 
"Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam.
Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam.
Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.
Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz.
Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!
Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro.
Portanto eu lhes digo: Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa?
Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?
Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?
Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem.
Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles.
Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens pobres de fé?
Portanto, não se preocupem, dizendo: “Que vamos comer?” ou “Que vamos beber?” ou “Que vamos vestir?”
Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas.
Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão dadas como acréscimo.
Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará os seus problemas. Para cada dia, basta o peso próprio dele."

PS 2. "A gente só enxerga bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos" - Saint-Exupéry (1900-1944)






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário